Gerenciamento de Resíduos

O gerenciamento de resíduos por parte das empresas é um dos grandes desafios para a conservação ambiental, pois representa fonte potencial de contaminação dos recursos naturais e de danos ambientais que ameaçam a segurança e saúde pública.

O gerenciamento responsável de resíduos deve considerar práticas que busquem minimizar e/ou eliminar riscos ambientais durante as etapas de geração, manuseio, estocagem, transporte, tratamento e disposição final, devendo atender ainda as exigências técnicas e legais estabelecidas por órgãos ambientais competentes.

A nossa equipe de especialistas está apta a oferecer assessoria e suporte técnico necessário para o desenvolvimento de programas e planos eficientes para o adequado gerenciamento de resíduos gerados em empresas dos setores da indústria, comércio/serviço e construção civil.

As principais etapas a serem cumpridas para a implementação do programa de gerenciamento de resíduos são:

  • Identificação da Geração;
  • Segregação e Acondicionamento;
  • Identificação, Caracterização e Classificação dos Resíduos;
  • Armazenamento Interno;
  • Estudos de Minimização;
  • Prospecção de Mercado;
  • Autorizações;
  • Logística.

Os resíduos são classificados em: Classe I – perigosos e Classe II – não perigosos (Classe II A – não inertes e Classe II B – inertes). Para destinação de resíduos Classe I e alguns resíduos Classe II é necessária obtenção de CADRI (Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental), que representa autorização por parte do órgão ambiental competente para o envio de um resíduo da indústria geradora para a receptora final do mesmo. Tanto o transporte quanto o tratamento ou destinação final dos resíduos devem ser realizados por empresas especializadas.

O gerenciamento de resíduos engloba as etapas de planejamento, implantação e manutenção. No planejamento e implantação é necessário, principalmente, levantar informações sobre os tipos e quantidades de resíduos gerados; conhecer as características do local e os recursos materiais existentes; conhecer o mercado de recicláveis, como cooperativas e executar parte operacional do projeto.

Na fase da manutenção são contempladas basicamente as etapas de acompanhamento do programa, levantamentos das quantidades coletadas e balanço de andamento do programa.

No processo de gerenciamento de resíduos é muito importante que sejam inseridos programas ambientais como a Coleta Seletiva, e os 3R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). A coleta seletiva exige muita dedicação e empenho, e baseia-se na separação dos resíduos em coletores pré-definidos.